sábado, 14 de março de 2009

Assasinato na Renascer é a cara do movimento neo-pentecostal no Brasil

Com muita tristeza acabei de ler a rápida reportagem do JC na web sobre um assassinato que ocorreu na igreja Renascer em Cristo em Boa Viagem. O texto dizia que um rapaz que estava dormindo na igreja acordou com o barulho que outras pessoas faziam ao prepararem o local para um evento. Após uma discussão, o indivíduo cujo sono foi interrompido esfaqueou um dos “barulhentos”.

Mas, porque penso que esse crime hediondo reflete um pouco do neo-pentecostalismo no Brasil? A resposta é fácil: o movimento neo-pentescotal brasileiro, aquele que está no rádio ou na televisão, é capenga (para os que estão fora da região nordeste, é manco). Não reflete a ênfase bíblica (que é o temor ao Deus triúno e uma vida que glorifique ao seu nome em amor a Ele) e, portanto, não transforma vidas. Mas as destroem.

É capenga porque, utilizando a Bíblia, ensina meias verdades e até inverdades por completo. Ensina que Cristo salva, mas não ensina que Cristo é Senhor daqueles a quem salva e requer daqueles que o seguem obediência aos padrões dEle .

Ensina que o Espírito Santo traz dons ao crente e enfatiza o sobrenatural, mas não ensina que o Espírito traz fruto na vida do verdadeiro convertido. Fruto esse que é evidenciado na vida prática do cristão. Aquele que odiava, passa a amar. Aquele que era triste e depressivo, passa a ser alegre. Aquele que tinha o coração e a alma aperriada (aflita, perturbada), passa a ter paz. O impaciente e brabo passa a ser manso e calmo. O desonesto (no cassamento, nos negócios ou em qualquer outra área da vida) abraça a fidelidade. O que tinha prazer em praticar o mal o se alegrava na perversidade, regozija-se com a bondade e ele mesmo é benigno.

Ensina falsamente, através da forma como cultuam, que Deus não se importa com a forma como é cultuado. Na verdade, a preocupação se ele é aceito e aprovado por Deus é inexistente. O culto é feito para o seu prazer. O que importa é que agrade o sentidos daqueles que estão lá dentro com muita música, arranjos maravilhosos, coreografia e dança, corais com milhões de vozes, efeitos de luzes e etc.

Ensina falsamente que a centralidade do evangelho é o ouvinte. O Deus todo poderoso da Bíblia é transformado no gênio da lâmpada mágica que dá para o crente tudo o que ele quiser. Basta pedir. Onde a planta dos seus pés pisarem, decretando, será seu. Está precisando de proteção, pegue o lenço ou a rosa ungida, a pedra santa de Israel, o óleo abençoado, ou qualquer outro coisa como essas que na idade média eram conhecidas como amuletos ou relíquias que seus problemas estarão resolvidos.

E qual é o resultado de um evangelho capenga? O resultado é a falsa impressão de conversão e religiosidade que mata lentamente e silenciosamente aqueles que a abraçam. Veja pela vida da liderança. A Igreja Renascer, uma das maiores denominações neo-pentecostais do Brasil, não é conhecida pela piedade e santidade dos seus líderes. Muito pelo contrário, ela sempre está associada com diversos escândalos, desonestidade e falcatruas.

Onde estão aqueles que “reviraram o mundo”? Rogo a Deus que os levante e que eles também cheguem até aqui!

Um comentário:

  1. Bom ter voce e suas idéias de volta meu velho!
    abração
    Emilio

    ResponderExcluir