segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Recursos exegéticos na Internet

Hoje eu enviei um e-mail para um irmão muito querido que está em Recife sobre ferramentas exegéticas online.

É realmente impressionante o que é possível fazer em termos de estudos bíblicos e linguísticos com os recursos gratuitos que são oferecidos na internet. Tudo o que você precisa é saber um pouco de Inglês ou usar os tradutores oferecidos na internet (não fazem um trabalho 100% preciso mas são gratuitos).

Após ter enviado a mensagem, achei que o seu conteúdo poderia ser útil também para outros que buscam aumentar seu conhecimento nas sagradas escrituras e decido postá-lo aqui.

Boa leitura e boa pesquisa!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Meu irmão querido. Que saudade de você.

Desculpe a demora para responder a você. Muita ocupação por aqui! Tivemos uma leve tempestade de gelo nesse fim de semana e o culto na nossa igreja foi cancelado. Passei boa parte do domingo removendo gelo da minha garagem.

Bom, com relação aos recursos, o primeiro que eu gostaria de sugerir é Esword. É um programa gratuito onde você poderá ter acesso a diferentes traduções da Bíblia, diversos comentários, obras teológicas como as Institutas de Calvino, mapas e outros recursos visuais. O site de acesso ao programa é http://www.e-sword.net/. Você também vai encontrar diversas edições das Escrituras nas línguas originais. Tudo o que você precisa fazer é baixar os arquivos no seu computador e instalá-los.

Agora, o que instalar?

Bom, aqui vão minhas sugestões:

1. Obrigatóriamente você precisa instalar o programa (application).

2. O programa virá apenas com a versão king james. Você precisará instalar outras versões. Sugiro as seguintes: ASV, ESV, NKJV, e é claro a versão em nossa língua (Almeida). Com essas versões você poderá comparar como diferentes tradutores interpretaram um determinado texto bíblico.

3. Depois de instalar algumas versões bíblicas, você certamente desejará instalar alguns comentários. Estas são minhas sugestões: instale Keil and Delitzsch (classico comentário no AT), John Gill (sólido pastor batista, comenta toda a Bíblia), Mattehw Henry (também comenta toda a bíblia, ponto de vista presbiteriano), Jamieson, Fausset and Brown (perspective mais acadêmica) e os comentário de Spurgeon no livro de salmos (o comentário chama-se The Treasury of David).

4. Após os comentário, você deve instalar alguns dicionários que o ajudarão a melhor compreender a origem o significado de específicas palavras nas línguas originais. O programa já inclui automaticamente o dicionário Strong’s que é bastante útil. Sugiro as seguintes adições: Brown-Driver-Briggs (ótimo dicionário de Hebraico) e International Standard Bible Encyclopedia (definições gerais).

5. Para terminar, você pode incluir documentos teológicos para complementar seus estudos. Esses textos poderão ser úteis para dar-lhe uma visão doutrinária do texto estudado. Particularmente eu baixaria tudo o que está nessa área! Mas eu posso indicar aqueles títulos que acho impressindíveis em sua análise textual: Ante-Nicene Fathers (excelente ferramenta para interargir com alguns dos antigos pais da igreja), Creeds of Christendom (maravilhoso tratado sobre os principais credos da cristandade), History of The Christian Church (obra completa to Philip Shaff, muito boa mesmo) e Institutes of the Christian Religion (sem comentários !!!).

Meu irmão querido, eu espero que esses recursos ajudem nos seus estudos bíblicos. Que eles não somente sirvam como uma ferramenta exegética, mas como um instrumento que lhe leve a corretamente entender a palavra do nosso Deus e, consequentemente, à alimentar a sua alma.

Um grande abraço e que o Senhor lhe abençõe ricamente.

Breno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário