quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Espiritualidade da Igreja

Qual deve ser o envolvimento da Igreja com a sociedade? E o cristão, até onde vai sua obrigação de se envolver com os problemas ao seu redor? Suas preocupações e cuidados devem se limitar a sua família, a igreja local, ou deve ele estender seus esforços para transformar o meio em que vive?
Essas perguntas são respondidas em teologia sistemática no locci conhecido como a espiritualidade da igreja e obteve grande destaque na teologia luterana. Lutero chamou essa doutrina de “dois reinos”. Como leitura preliminar no assunto sugiro o capítulo “Igreja e Reino” na sistemática de Berkhof. Sugiro também a leitura do livro 4 nas Institutas de Calvino que lida exclusivamente com eclesiologia (você já parou para pensar que Calvino dedicou 1/3 de sua magnus opus para lidar somente com eclesiologia?).

Recentemente, nos Estados Unidos, a teologia dos “dois reinos” tem recebido bastante atenção. David VanDrunen, ministro da Igreja Presbiteriana Ortodoxa e professor de teologia sistemática no seminário Westminster California, escreveu dois livros no assunto, um para o público acadêmico e outro com linguagem mais popular (confira os livros aqui e aqui). As posições de VanDrunen não passaram desapercebidas e apesar dos livros serem bastante recentes, já possuem refutações: o Dr. Nelson Kloosterman analisou o livro mais acadêmico (confira aqui) e o Dr. Keith Mathison analisou o livro mais popular (confira aqui).

“Ok, Breno”, você vai dizer, “obrigado pela atualização teológica, mas e daí?! Por acaso esse assunto é importante para nós aqui no Brasil?” Minha resposta: muitíssimo importante! Uma óbvia evidência dessa importância é o atual dilema que nós brasileiros vivemos no que diz respeito ao kit de educação homossexual promovido pelo ministério da educação. Está o governo federal excedendo sua jurisdição à medida que promove esse kit? Qual deve ser a reação da Igreja diante desse movimento? Qual deve ser o comportamento do cristão enquanto cidadão brasileiro e celestial? Essas são perguntas muito importantes que precisam ser respondidas com o crivo bíblico.

Eu não pretendo oferecer respostas, pelo menos ainda não. Talvez esse possa ser o tema do próximo artigo no blog “E a Bíblia com isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário